As sete artes liberais
Tradicionalmente as sete artes liberais englobam, desde a idade media, dois grupos de disciplinas: de um lado, o trivium e do outro, o quadrivium. O trivium concentra o estudo do texto literário por meio de três ferramentas de linguagem pertinentes à mente. O quadrivium engloba o ensino do metódo cientifico por meio de quatro ferramentsas relacionadas à matéria e a quantidade.
O trivium
Trivium significa o cruzamento e articulação de três ramos ou caminhos” Esse grupo de disciplinas incluia a lógica (ou dialética), a gramática e a retórica. As artes do trivium teriam como objetivo prover disciplina á mente, para que esta encontre expressão na linguagem, especialmente no que se refere ao estudo da matéria do espírito. De acordo com definições classicas, a matéria teria como caracteristica essencial o número e a extensão temas analisados respecivamente pela aritmética e pela música, bem como pela geometria e astronomia.
Segundo esta mesma definição, o espírito teria como caractere essencial o número.
O Quadrivium
O quadrivium é o cruzamento de quatro ramos ou caminhos. Está voltado para o estudo da matéria, por meio do domínio das seguintes disciplinas: artmética (a teoria do número); em música (a aplicação da teoria do número ); em geometria (a teoria do espaço) e em astronomia (a aplicação da teoria do espaço).
-------------------------------------------------
No âmbito do quadrivium, a música é entendida como o estudo dos principios musicais, tais como harmonia, não podendo ser confundida com a música instrumenta l aplicada (uma das sete belas-artes). O objetivo destas artes ditas “da quantidade” era prover meios e métodos para o estudo da matéria, sujeitos a aprimoramento no âmbito das disciplinas ditas superiores.
-------------------------------------------------
O MOVIMENT O DA INSTRUÇÃO NA ALTA IDADE MÉDIA CONDUZIDO PELA IGREJA PROMOVEU A SISTEMATIZAÇÃO DEFINITIVA DAS DISCIPLINAS EM TRIVIUM (GRAMÁTICA, DIALÉTICA,