Educacao Medieval
O sistema educacional foi iniciado por Carlos Magno no período Carolíngio, juntamente com o “Renascimento Cultural”. Incentivando a formação de vários centros de ensino, a partir da Escola Palatina.
A educação iniciava-se aos sete ou oito anos, estendia-se por cerca de dez anos e incluía estudos preparatórios para as Universidades. Nesse período todas as igrejas possuíam escolas, de acordo com o “Concílio de Latrão”, que torna obrigatório esse ensino.
Após o termino do curso básico (Trivium e Quadrivium), os alunos que seguiam para as Universidades dirigiam-se para diversas áreas como Teologia, Direito e Medicina ou aprendia as “sete artes liberais”.
Foi na baixa Idade Média, que as universidades espalhadas, por toda a Europa. Seu método de ensino era dominado de escolástico (aulas ministradas através de debates sobre determinado tema).
1. Escola Palatina
Primeira escola fundada.
Criada por Carlos Magno no Renascimento Carolíngio. A organização dessa escola é feita por um programa: as sete artes liberais, dividida por Trivium e Quadrivium. Essa escola e seu método de ensino serviam de exemplo para outros modelos educacionais.
Trivium
- Gramática - Base em Donato e Prisciano.
- Retórica - Base em Cícero.
- Lógica - Base em Aristóteles.
Objetivo - Trabalhar o uso da mente.
Quadrivium
- Aritmética - Base na aplicação da teoria do número.
- Geometria - Base na aplicação da teoria do número.
- Astronomia- Base na aplicação teórica espacial.
- Música - Base na aplicação nos princípios musicais.
Objetivo - Trabalhar a matéria, com princípios lógicos e rápidos.
2. Escola Paroquial
Começaram a surgir nas cidades ainda em desenvolvimento. O ensino era feito pelo sacerdote responsável pela paróquia, que tinha o objetivo de formar eclesiásticos.
3. Escola Catedral
Eram escolas urbanas que tomando medidas mais liberais, deixavam de lado as episcopais. Criada através do Concílio de Roma e pelo Concílio de Latrão, essa cultura é