teste de conservaçao liquida
A cultura Greco-romana quase foi destruída pelos bárbaros, isso só não ocorreu por causa da igreja cristã foi pela religião que conseguiu educar os novos povos.
Nessa fase se opunha o conceito dos gregos de ser liberal e individualista e o dos romanos de ser pratica e social.
Passa-se dar valor a educação de caridade e amor dos cristãos.
2-O cristianismo e o novo ideal educacional.
Os filósofos gregos davam mais valor ao aspecto intelectual do homem já os cristãos davam valor ao aspecto moral.
O ideal educativo do cristianismo era um renascer para um mundo novo do espírito, no cristianismo surgiu uma nova educação que baseava na norma inédita de vida e comportamento.
3-os primeiros padres da igreja, o cristianismo e a filosofia pagã.
Diante das diferenças entre a educação crista e o saber Greco-romano os primeiros padres ocupam diferentes posições; clemente de Alexandria (150-215); são Justino (100-165) e Orígenes (185-254) pensavam da mesma maneira, que os evangelhos eram platonistas aperfeiçoado e que “Platão era o Moises helenizado” e que a filosofia pagã era um pedagogo para conduzir o mundo a cristo.
São João Crisóstomo,(340-407);São Basílio(329-379); São Jerônimo(347-420); se opuseram-se ao saber pagão.
Santo Agostinho foi o mais ativo entre os padres,escreveu uma obra chamada ‘’De magistro’’
4- a escola cristã primitivas.
Os recém – convertidos antes de serem membros da igreja eram chamados de catecúmenos e as escolas chamavam de catecumenatos;mais tarde as escolas foram chamadas de escolas das catedrais pois os bispos preparavam o clero para a igreja e o bispo que comandava.
5-o monaquismo
Monaquismo significa: a organização de homens que fizeram votos especiais de vida religiosa e vivem de acordo com regras determinam a conduta nos seus menores detalhes.
São Bento(480-547) determinou que os religiosos deveriam ter sete horas trabalhada e de duas a cinco horas de leitura por dia .
São Basílio estipulou regras