TRABALHO
Riscos Biológicos são: Vírus, Bactérias, Parasitas,
Protozoários, Fungos e Bacilos.
Ocorrem por meio de microrganismos, que quando em contato com o ser humano, pode provocar diversas doenças.
Algumas atividades profissionais, são mais suscetíveis por terem maior contato com tais Riscos.
Como Hospitais, Laboratórios, Indústrias de Alimentação, etc. • Algumas doenças profissionais causadas por microrganismos: Tuberculose;
Brucelose;
Hepatite A;
Hepatite B;
Hepatite C.
Tuberculose: Doença Infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro.
Brucelose: também conhecida como febre de Malta ou Ondulante, é uma doença crônica causada pelas bactérias de gênero Brucella. Transmitida por Laticínios não pasteurizados ou pelo contato com animais ou carnes infectadas.
Hepatite A: Contágio por via oral, principalmente por água Contaminada. Causa náuseas, vômitos, escurecimento na urina. E se cura naturalmente em duas ou três semanas. Hepatite B: Contágio pelo sangue e principalmente por contato sexual. Tem os mesmos sintomas da Hepatite A. Porém, em 50% dos casos, ela desaparece naturalmente, já na outra metade, ela se torna crônica.
Hepatite C: Contágio pelo sangue e contato sexual, apresentando também os mesmos sintomas. Mas não existe vacina contra, e 80% dos casos ela se torna crônica.
• São necessárias medidas preventivas, para que as condições de segurança no trabalho, sejam adequadas.
• É preciso que haja exposição do funcionário aos microrganismos, para que as doenças citadas, sejam consideradas doenças profissionais.
Os Riscos Biológicos em laboratórios, podem estar relacionados com a manipulação de:
Agentes Patogênicos Selvagens;
Agentes Patogênicos Atenuados;
Agentes Patogênicos que sofreram processo de recombinação; Amostras Biológicas;
Culturas e Manipulações