TRABALHO DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROF ALEXANDRE
São papéis de renda fixa lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por Alienação fiduciária de um bem imóvel .As instituições utilizam parte de suas carteiras de créditos imobiliários como lastro para uma aplicação financeira que pode ser oferecida a seus clientes. Os recursos aplicados, desta forma, são direcionados para financiamentos habitacionais.A LCI é um dos instrumentos de Renda Fixa mais procurados pelo investidor pessoa física e que mais cresceram nos últimos anos, por conta de sua isenção de Imposto de Renda para esse público e rentabilidade superior a Poupança.
Segurança- Conta com a segurança de estar vinculado à carteira de crédito imobiliário da Instituição Financeira, desde que seu prazo de vencimento não seja superior ao prazo de quaisquer dos créditos imobiliários que lhe sirvam de lastro e está elegível à cobertura do Fundo Garantidor de Crédito.
Liquidez- A liquidez é a principal desvantagem da LCI, já que o título só pode ser resgatado no vencimento e o dinheiro não poderá ser movimentado até lá. Por isso é sempre importante adequar a aplicação ao seu objetivo. Se você está investindo para comprar um carro daqui a um ano, por exemplo, escolha um papel com vencimento em um ano.
Rentabilidade- No caso das LCI pós-fixadas, o investidor receberá um percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) negociado com a instituição que emite o título. O CDI costuma oscilar bem próximo à Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, fixada pelo Banco Central a cada 45 dias. Normalmente, quanto maior o prazo e o valor da aplicação, maior o percentual do CDI pago aos investidores. Já no caso das LCI prefixadas, o investidor fica sabendo no momento da aplicação qual será seu rendimento, independentemente da oscilação do CDI no período.
BB – Aplicação Mínima: R$ 1.000,00 rentabilidade 80% do Cdi
Referências:
Sites: CETIP/CAPTAÇÃO BANCÁRIA e INFOMONEY
Livro: MERCADO