trabalho
1 INTRODUÇÃO 3
2 A IMPORTANCIA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL NA GESTÃO EMPRESARIAL 5
2.1 TEORIA CONTÁBIL 8
2.2 LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL 9
2.3 ESTRESSE X SINDROME DE BURNOUT 11
2.4 RACIONALIDADE X BUROCRACIA 12
3 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
A escrituração contábil é fundamental na gestão empresarial e nas tomadas de decisão, sendo um equivoco o gestor não analisa-las antes de qualquer atitude.
Dessa forma, este trabalho ressaltará a importância das demonstrações contábeis, descreverá racionalidade e burocracia na visão de Weber e destacará a diferença existente entre estresse e síndrome de Burnout e de que forma essas doenças podem afetar as organizações.
Atualmente tem-se exigido maiores habilidades dos profissionais em contabilidade para atender as novas demandas do ambiente operacional das empresas: habilidades pessoais, entendimento do negócio e participação mais ativa no processo de gestão empresarial. O objetivo dessa pesquisa e mostrar a importância do contador nas empresas, como seu papel é essencial para a gestão, organização e funcionamento das entidades. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo. O papel do contador consiste em tornar inteligível o andamento da situação financeira dos empreendimentos, possibilitando a identificação de oportunidades ou de problemas, ajustes em determinados setores da empresa ou na sua totalidade. O contador deve praticar seus atos sempre sob a égide da lei e seguir com rigor o código de ética da profissão, conhecer todas as informações que compõem a movimentação de uma empresa, ser capaz de tomar decisões corretas no momento exato, estar bem informado, analisar com competência a situação e avaliar as alternativas para devidamente escolher a solução mais adequada, assumindo riscos e tendo coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de um novo negócio e escolher os