PROJETO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL PARA
O Projeto de Orientação e Aconselhamento realizado aleatoriamente, terá continuidade na Escola com aplicação da metodologia Psicopedagógica Institucional, incluindo atendimento a alunos, pais e agregados, professores, direção e funcionários pretendendo atender o público alvo, de forma sistemática, cobrindo os três períodos da Unidade Escolar. Fundamentação
A Proposta de trabalho, parte do princípio que o próprio sujeito (aluno) seja autor de sua aprendizagem. Intervir nesse processo é usar mecanismos que contribuem para que o aprender do sujeito (aluno) da aprendizagem possibilite em ação dialética e dialógica, a transformação da realidade, bem como, a transformação de si mesmo. Defende o enfoque que se aproxime do perfil mais contextual preventivo e colaborativo ou seja enfoque educacional Construtivo.
Dentro do contexto da Aprendizagem o Professor será ensinante e aprendente e o aluno aprendente e ensinante.
Para a Psicopedagogia, a montagem de um planejamento pelo aprendiz (aluno), com o objetivo de realizar uma ação que o aproxime das situações de aprendizagem, que permita com que viva um processo e possa avaliá-lo, tanto em relação ao que foi planejado, quanto ao que diz respeito à eficiência do mesmo no auxílio da superação de suas dificuldades, fazendo sentido para sua vida, integrando prazer e compromisso.
As Teorias básicas do Projeto são:
A TCME – Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e EAM - Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, cujo pensamento central é que todo ser humano é capaz de aprender, o que pode ser facilitado com a presença de Mediação Humana Intencional. Piaget será o guia para criação de estratégias para exercício da autonomia, entendida como cooperação e respeito mútuo. Alicia Fernandes auxiliará no exercício de transformar queixas em pensamentos.
A TIM - Teoria das