estagio
MANUAL DE ESTÁGIO
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E
INSTITUCIONAL
2010
APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
O presente Manual de Estágio apresenta as orientações básicas para o desenvolvimento das atividades do estágio curricular supervisionado, assim como o conjunto de normas e princípios para a sua realização.
Enquanto documento de orientação para o corpo docente e discente, apresenta a sistemática do estágio com o propósito de contribuir para a qualidade do ensino de pós-graduação dos cursos de Psicopedagogia com carga horária destinada a atividade prática profissional em sua matriz curricular.
Estas orientações serão de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades de estágio, uma vez que podem contribuir para o direcionamento, planejamento e operacionalização do estágio curricular de maneira efetiva para uma melhor construção do saber relacionado a atuação profissional.
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
4
2. ESTRUTURAÇÃO E CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO
4
2.1 ESTÁGIO ORIENTADO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 5
2.2 ESTÁGIO ORIENTADO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
7
3. DIREITOS E DEVERES DO ESTAGIÁRIO
9
DIREITOS
9
DEVERES
9
4. AVALIAÇÃO
9
5. RELATÓRIO DE ESTÁGIO
10
REFERÊNCIAS
12
1. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
O Estágio Curricular Supervisionado como uma atividade de fundamental importância para a construção do saber relacionado a atuação profissional.
É considerado estágio curricular, de acordo com o Decreto nº 87.497 de 18 de agosto de 1982,
As atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.
O Estágio Curricular Supervisionado, integrante da estrutura curricular