Centro Empresarial do Aço
As 22 colunas de aço, de seção tubular, diâmetro de I metro, estão irregularmente, embora obedecendo a uma malha quadrada de 7,56 metros, com as externas localizadas aos pares nos vértices do edifício e as internas junto às torres de concerto e do vazio central. As colunas de aço com 55,9 metros de comprimentos recebem, juntamente com os pilares de concreto, as lajes-cogumelos dos três subsolos e dos dois pavimentos térreos partem do embasamento, ficando apoiadas diretamente sobre consoles metálicos enrijecidos.
Externamente, as colunas são ligadas entre si no topo do edifício, em toda a sua volta, por duas vigas paralelas, distanciadas de 4,3 metros, uma sobre a outra, e por transversais formadas por perfis "H" 850X850 mm.
Os pórticos são formados por esta estrutura de coroamento, juntamente com as colunas, visíveis nas fachadas, das quais pendem os tirantes que sustentam os pisos do primeiro ao nono pavimentos. Estes pisos são constituídos por quatro chapas de 450 X 37,5 mm, em dois feixes espaçados de 50 mm. Em cada vértice do prédio, as vigas inferiores dos pórticos passam pelas colunas, avançando 7,56 metros, saindo das suas extremidades duas diagonais que conduzem a carga vertical originada do tirante para o topo das colunas vizinhas.
As vigas superiores dos átrios e as colunas são travadas horizontalmente por vigas ligadas às colunas e às torres de concreto. Este vigamento horizontal mantém a altura e nível