Marketing
Módulo: II
Atividade: Individual
Título: Compra da Manchester pela Arcelor
Aluno: Evelaine Gutierrez de Bonfim Bonilha
Disciplina: Gestão de Marketing II
Turma: BBMK2EAD_T0024_0413
Introdução
A Arcelor Brasil controlada do grupo europeu Arcelor dispõe de uma estrutura em fase de expansão sob a gestão da Belgo, tanto para aços longos quanto planos. A intenção da companhia é replicar no Brasil a mesma estratégia de centro de serviços e distribuição que a matriz tem na Europa, a Arcelor Steel Solutions e Services (A3S), braço que faturou 8,6 bilhões de euros no ano passado.
A Arcelor negocia então a compra da distribuidora de aços planos Manchester, de Contagem (MG).
A Manchester, da família Marra, criada em 1989, tem um moderno centro de transformação de aços em produtos cortados, prontos para uso, de 10 mil toneladas/mês. Incluindo compra e venda, a empresa tem condições de movimentar 300 mil toneladas por ano e é um dos grandes centros de serviços (cortes e outros acabamentos de bobinas e chapas de aço) e de distribuição que sobrevive independente, sem estar coligado a uma siderúrgica. Esta distribuidora mineira fornece para indústrias dos mais variados setores os seguintes produtos: tubos, perfis, chapas, blanks, rolos, telhas, lambris e centenas de outros itens correlatos. Seu centro de serviços é considerado bastante moderno. (Valor Econômico – 23/02/2006)
Canais de distribuição da Arcelor Brasil
Em marketing, a distribuição ("praça") é um dos elementos do composto de marketing (marketing mix) derivado do inglês "place" ou "placement". A distribuição compreende as atividades necessárias para que a oferta comercializada pela empresa fique acessível ao seu mercado consumidor. A distribuição preocupa-se e refere-se à logística e aos canais através dos quais o produto chega aos clientes. (wikipédia).
A Arcelor utiliza como canais de distribuição instrumentos de comunicação, tanto por meio de informativos periódicos