Inversor CA - CC
Junho 2012
Apresentação
Neste projeto será apresentado um conversor CC- CA, implementado com um modulador PWM, Mosfets e um Transformador. Os principais componentes são:
- SG 3525 - Mosfet - Transformador 220V / 12+12V
O objetivo principal é obter na saída do transformador uma senoide em 60Hz com Veff de 220V.
Topologias
Neste circuito podemos observar o CI 4047, trata-se de um multivibrador astável, que tem a função de gerar o sinal de onda quadrada (PWM). São utilizados vários transistores para chavear o transformador de 9+9V / 220V, onde temos o sinal AC de 220V.
O mesmo CI 4047 é utilizado para a mesma função do circuito anterior, geral o sinal PWM, a diferença está na utilização de ampops, com a função de comparador, que por sua vez chaveiam os transistores.
Mais uma vez o CI 4047 é utilizado para gerar o sinal PWM, que chaveia os transistores; Uma caraterística interessante é a saída do transformador, que pode estar em 220V ou 110V.
Aplicações
Conversores CC – CA são muito utilizados em fonte de tensão, especialmente em fontes de alimentação ininterrupta (chamadas de “no-break”). Também são aplicados em Inversores de Frequência, fontes chaveadas, entre outras.
Circuito de Controle
O circuito de controle trata-se de um modulador de sinal PWM, no pino 6 temos um potenciômetro que regula a frequência do sinal. Entre os pinos 16 e 9 temos outro potenciômetro este controla a razão cíclica das saídas A e B, é importante observar que cada saída controla ate 50% da razão cíclica, ou seja a saída A vai de 0 á 49% e a saída B vai de 50 á 100% , esta defasagem dos sinais é necessária para chavear os mosfets no cicuito de potencia garantindo que não vão entrar em curto.
Por ultimo temos o