CONVERSORES CC
Sumário
Sumário 3
1.Introdução 4
2.Conversor monofásico 5
2.1Inversores de fonte de tensão (VSIs) 7
2.1.2VSI em meia-ponte 7
2.1.3VSI em ponte completa 9
3.Produção de uma onda senoidal 12
3.1Controle da tensão de entrada CC 12
3.2 Controle da tensão de saída CA 13
3.3 Controle da tensão no inversor 13
4.PWM 13
5.Conversores CC-CA trifásicos 14
6.Conclusão 16
7.Bibliografia 16
1. Introdução
A obtenção de uma tensão alternada (senoidal ou não) a partir de uma fonte CC ou mesmo de uma fonte CA de freqüência diferente é muitas vezes necessária para o acionamento de diversas cargas ou alimentação de sistemas.
Os conversores que realizam a transformação CC-CA são chamados inversores, enquanto a conversão CA-CA para distintas freqüências é feita pelos cicloconversores. Como exemplos de aplicações pode-se citar:
• Controle de velocidade de motores de corrente alternada,
• Fontes de alimentação ininterrupta (no-break),
• Sistemas de alimentação embarcados (navios, aviões, etc).
Geralmente os sistemas de alimentação operam a freqüência fixa, gerando a tensão alternada a partir de fontes CC, utilizando, portanto, inversores. Por exemplo, o sistema de distribuição de energia em aviões comerciais opera a 400Hz.
Os conversores CC-CA que fornecem em sua saída tensões com freqüência fixa, para determinada aplicação são conhecidos como fonte de tensão, isto é, fontes de alimentação ininterrupta chamadas de “no-break” ou “UPS - Uninterruptible Power Supplies”,em inglês).
Qualquer sistema no qual o fornecimento da energia elétrica não pode ser interrompido deve prever uma fonte de emergência para supri-lo. Quando a potência instalada é muito grande tem-se, em geral, um sistema de acionamento imediato, alimentado a partir de baterias, e um sistema motor-gerador que, por necessitar de alguns minutos para estar em condições ideais de operação, não pode ser usado de imediato. Tal arranjo é usado, por exemplo, em centrais telefônicas, hospitais, etc.
Quando as