Trabalho
CIÊNCIA DO DIREITO
Conhecimentos metodicamente coordenados, resultantes do estudo das normas jurídicas com o proposito de apreender o significado objetivo das mesmas e construir o sistema jurídico, bem como de descobrir as suas raízes sociais e históricas.
Sistema jurídico é o mesmo que Ordenamento Jurídico, ordenação das normas do direito de um país. Os juristas são autoridades jurídicas.
O estudo do direito pode apresentar-se como ciência jurídica teórica formuladora de conceitos e princípios gerais do direito, denominada Teoria Geral do Direito, síntese do conhecimento de uma época, e ciência jurídica particularizada, ou ciência do direito positivo (leis, códigos, jurisprudência, costumes, etc.).
Capograssi: Não é a norma que é mutável, mas sim o seu conteúdo.
METODOS JURÍDICOS
Tradicionalmente, foi considerado o método dedutivo como sendo o especifico da ciência jurídica, por dever o juriusta
O historicismo carreou para o direito, além do método histórico, o principio da compreensão, ou seja, do conhecimento do direito através de seu sentido, enquanto o sociologismo, com o método comparativo, introduziu no jurídico os métodos sociológicos
TÉCNICA JURÍDICA
A ciência do direito, como qualquer ciência, tem sua técnica (técnica jurídica), ou seja, a sua arte, que pode ser entendida como conjunto de procedimentos destinados a tornar mais perfeita e eficaz a criação e aplicação do direito, bem como a tornar mais completo o seu conhecimento. Enquanto a ciência fornece o seu conteúdo.
A técnica jurídica é a arte de formular a regra de direito com precisão, objetividade, clareza e espirito de síntese. Sendo também tripartida:
1º - técnica de formulação legislativa do direito (emprega um vocabulário jurídico)
2º - técnica da ciência do direito (concentra, sistematiza e unifica a matéria jurídica)
3º - técnica de aplicação do direito
Outro recurso construído pela técnica