Trabalho
De
História
Cap.: 1, 2 e 3
Aluna: Mylena de Vasconcellos Martins
Prof°: Paulo Monte Alto
Ouro Preto
Capítulo 1
Para organizar
1) Entre os iluministas, a "razão" assumia importância fundamental. Explique o significado da razão no pensamento iluminista.
R=> Antes do iluminismo, as pessoas se deixavam dominar pelo pensamento religioso, acreditando em tudo que a igreja da época medieval pregava. Assim, o uso da razão foi de importância fundamental para os iluministas porque foi a partir dela que despertou o senso crítico dos iluministas que não aceitavam mais idéias preconcebidas sem questionar ou sem provas de que pudessem ser verdadeiras. Razão passou a assumir para eles o significado de avaliar, julgar, ponderar.
2) Qual a característica fundamental da Enciclopédia organizada por Diderot e D' Alembert?
R=> A enciclopédia desafiou alguns dogmas da igreja católica ao incentivar o pensamento livre, encontrando resistência entre o clero.
3) Estabeleça uma relação entre o pensamento iluminista e a ideia de revolução no século XVIII?
R=> As idéias iluministas davam poder ao indivíduo, a pessoa, no singular. Isso ajudou na revolução, pois dava mais poder e autoridade as pessoas, que podiam se sentir melhores, com mais direitos, mais liberdade.
4) Compare o pensamento de Montesquieu e o de Rousseau quanto ai modelo ideal de poder político.
R=> Rousseal acreditava na "vontade geral", que deveria ser aceita, "usada" a vontade de todas as pessoas. Já Montesquiel, acreditava que deveriam existir leis, que a nossa liberdade vai até onde a lei permite. Já pensou num mundo sem leis? Seria um verdadeiro caos, todos se matando, querendo fazer o que bem entenderem sem ninguém ou algo para conter a situação.
5) Indique o ramo do pensamento iluminista que preconiza o liberalismo econômico?
R=> A Fisiocracia que foi uma oposição ao mercantilismo. Sua teoria liberal se baseava na liberdade de produção e de competição comercial.
6) Relacione o pensamento iluminista