Trabalho
1. INTRODUÇÃO 4
2.GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 5
2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA 5
2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA 5
2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTOS 7
2.4 RISCO E RETORNO 7
2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO 8
2.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO 8
3. NOÇÕES DE ATUÁRIA 9
3.1 CONCEITOS 9
3.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL 10
4. DIREITO EMPRESARIAL 11
4.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES 11
4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESÁRIAS 12
5. CONCLUSÃO 14
6. REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar, os conceitos de direito empresarial e tributário, administração e orçamento empresarial e noções de atuária. Fazendo assim com que entenda alguns raciocínios de cada um dele.
2.GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA
O Orçamento Empresarial é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro, geralmente de 1 a 3 anos, dependendo do setor de atuação, mas que pode chegar até algumas décadas, como frequentemente acontece em empresas de concessão e exploração. O principal objetivo é estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário.
O orçamento de uma empresa geralmente é composto por: orçamento ou projeção de vendas; orçamento de deduções de vendas e despesas variáveis (fretes, comissões, impostos, etc.); orçamento de custos da produção; orçamento de RH ou mão de obra; orçamento de gastos fixos ou gastos administrativos; orçamento de investimentos.
A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Trata-se de um ramo privativo à Administração.
Primeiramente, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças, que corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em