Trabalho
MEMBROS DA EQUIPE: BRUNA OLIVEIRA, FERNANDA OLIVEIRA,
KAROLAINY SALES, LETÍCIA COSTA, LIDIANE ARAGÃO, ROSIMEIRE
OLIVEIRA E SOFIA RICARTO.
SÉRIE: 2º ANO
TURMA: “A”
TURNO: MANHÃ
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSOR: LEANDRO
A HISTÓRIA DA MULHER NA
CIÊNCIA
IRAUÇUBA, CEARÁ
2015
Introdução
Hoje o mundo está sendo dominado pelas mulheres. Essa é uma frase muito ouvida. Só que quando a escutamos só pensamos em casos em áreas mais sociais, como por exemplo, Dilma Rousseff como presidente do nosso país, o direito ao voto conquistado pelas mulheres em 1930...
Claro que esses fatos são de suma importância, mas esse trabalho vem mostrar que a atuação da mulher não está voltada somente para essa via, mas pelo contrário, a mulher vem desempenhando um papel de uma grandiosa importância nas ciências.
Mulheres físicas, químicas, astrólogas, médicas, biólogas e tantas outras já são atuantes na sociedade há muito tempo.
Só temos a aprender com elas, pois durante a época da maioria aqui listada a sociedade era ainda mais machista com relação ao estudo acadêmico feminino, mas nem isso foi capaz de impedi-las de se tornarem o que são hoje.
Algumas personalidades femininas
Muitas mulheres, mesmo com o preconceito que enfrentaram, não tiveram medo de fazerem o que gostam como é o exemplo de algumas guerreiras que serão citadas a seguir: Marie Curie
Ela foi a primeira mulher do mundo a ganhar um Prêmio Nobel. Ela era Polonesa e se destacou com pesquisas sobre radioatividade. Com a ajuda de Pierre Curie, seu marido, descobriu e isolou o Polônio e o Rádio. Em 1903 recebeu o Premio Nobel de Física e em 1911 recebeu o Nobel de Química, pelas descobertas.
E em 1934 ela morreu, aos 67 anos por causa leucemia, doença tal que foi adquirida pelo fato de que ela se expôs muito à radioatividade.
Rita Levi-Montalcini
Rita Levi-Montalcini foi uma médica neurologista italiana. Foi agraciada com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou
Medicina de 1986 pela descoberta de uma