Reflex Es Da Dan A
A dança é uma sequência de movimentos estabelecidos ou improvisada, expressando signos com a intenção de comunicação e pode ser usada em apresentações artísticas para divertir, ensinar ou celebrar.
Dança moderna
A dança moderna surgiu no início do século XX , por meio de estudos do francês François Delsarte, que induziu relações entre a emoção interior, a voz e o gesto. Desde sua origem, buscava a manifestação extrema dos sentimentos através dos movimentos corporais. Consequentemente conclui que: todo o corpo é mobilizado para a expressão, principalmente o torso, que todos os dançarinos modernos, de todas as tendências consideram a fonte e o motor do gesto; A expressão é obtida pela contração e relaxamento dos músculo.
Isadora durcan foi um ícone mundial da dança moderna, Sua ideia era a de que o corpo seria apenas uma via pela qual o sentimento deveria ser apresentado. Foi então, por meio de Stebbins, que Duncan recriou o modo de dançar, preferindo, inclusive, pés descalços em oposição à sapatilha de ponta.
Atualmente, a dança moderna divide espaço com o balé, inclusive, entre as companhias de dança mais acadêmicas.
Dança Contemporânea
A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica, a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet,ao jazz e ao hip hop.
A dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna, o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas, o intérprete pode criar suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo.
Amiltom Francisco de Carvalho
Felipe Augusto Wandscheer
Francirlei
Reflexões da dança
Dança moderna