Pensadores Pre Socraticos
573 palavras
3 páginas
Os pensadores pré-socráticos também conhecidos como pensadores originários ou fisiólogos foram os primeiros que direcionaram a busca pela Verdade à physis; à natureza. Pela primeira vez buscou explicar-se os fenômenos e a arché (essência) através de provas baseadas em causas naturais e não na crença ou fé numa religião. Para eles o natural era aquilo que era o motor de si mesmo. Nesse sentido os seus estudos englobavam não só a filosofia, mas também a física, a biologia, a química e a astronomia. No entanto, é difícil ser preciso quanto às opiniões de tais pensadores pois as fontes textuais se constituem apenas de fragmentos de seus textos ou da Doxografia, ou seja relatos feitos por outros pensadores sobre aquilo que esses primeiros filósofos pensavam. Também é importante mencionar que por serem os primeiros, algumas características presentes nos filósofos mais contemporâneos não apareciam nesses pensadores. Como por exemplo a abertura ao debate e ao fato dos seres humanos serem idoi em capacidade.
Dentre os pensadores originários destacou-se nessas aulas Tales de Mileto; Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eléia.
Nenhum fragmento de Tales de Mileto sobreviveu, isso significa que todo o conhecimento acerca desse pensador foi estabelecido através de textos de outros autores que citam Tales.
Segundo a Doxografia, Tales pensava que a arché da natureza era a água, não só porque esta teria sido o primeiro elemento existente, mas porque estava na essência de tudo. Tales chegou a essa conclusão após observar que tudo aquilo que é vivo possui água e que essa substância pode ser encontrada em todos os estados da matéria, logo poderia constituir qualquer coisa.
Ainda segundo Tales, a essência do Cosmos era única e material. E poderia ser percebida através da experiência proporcionada pelos sentidos humanos.
Entretanto Heráclito de Éfeso, outro pensador pré-socrático, dizia que para entender a Verdade é preciso conseguir enxergar além dos sentidos humanos; é preciso