Trabalho Camarao
O filme conta à história de homens que foram selecionados para participar de uma experiência comportamental. Aparece então o pesquisador responsável pela experiência e explica aos participantes que o intuito da pesquisa é observar o comportamento do ser humano em situação de encarceramento. Todos são levados a um local que simula uma prisão. Os grupos são então divididos e os guardas assumem o comando dando ordens para que os presos se dirijam a suas celas. No começo os guardas e os presos estão levando o experimento para o lado da diversão. Dois personagens se destacam no filme por suas personalidades: um guarda que cria uma relação de poder e um preso o 77, que criar confusões.
Diante das circunstâncias a relação entre guardas e presos começa a se tornar tensa, de um lado os guardas tentam manter a ordem e do outro, presos desobedecem. As punições começam, quando os guardas, perdendo o controle, começam a usar métodos de humilhação e tortura.
Os presos por sua vez, se revoltam e a experiência foge ao controle. Para que os pesquisadores não pudessem tomar medidas para impedir que alguém se ferisse gravemente os guardas tomam como reféns os pesquisadores. Os presos ao perceberem que o que havia começado como uma experiência, tinha se tornado uma situação real de resolvem tentar escapar do lugar
O desfecho do filme se da na situação em que os presos, conseguindo fugir, são perseguidos pelos guardas e um deles portava uma arma de fogo. Varias pessoas são mortas, tanto guardas como presos até que a polícia é chamada e a situação é resolvida.
Os pesquisadores e homicidas são presos e o jornalista escreve sua história.
O filme mostra uma forma de violência onde ocorre à desigualdade de forças, isto é, a caracterização de uma coação por parte de um poder dominante que não permite interação ou negociação de direitos ou benefícios. A perda de liberdade por parte dos presos reforça a violência da situação de controle os policiais impedem a