Trabalho
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I E FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.
PAULO LEANDRO BRAGA RAIMUNDO RA:8914810998
TUTOR PROF.
ELISA CLÉIA PINHEIRO RODRIGUES NOBRE
PIRASSUNUNGA/SP
2014
Nos anos 80, inaugura-se o debate da Ética no Serviço Social. Assume-se claramente no Código de Ética Profissional, aprovado em 1986, a ideia de “compromisso com a classe trabalhadora”. No âmbito da formação profissional, busca-se a ultrapassagem do tradicionalismo teórico-metodológico e ético-político, com a revisão curricular de 1982. A década de 80 foi um momento histórico em que há uma luta contra o estado autoritário, e dos seus reflexos sociais na sociedade com o aumento da pobreza e miséria, e o aparecimento das lutas pela democratização do Estado e da sociedade, num debate intensificado sobre as políticas, principalmente no que tange o corte social. Em 85 é inaugurada no país a Nova República, marcada pelo aprofundamento do capitalismo monopolista, e estratégias voltadas a enfrentar a pobreza e, ao mesmo tempo, conter a organização popular através de políticas sociais, devido ao agravamento da desigualdade social.
Apesar de ser uma década marcada por ações estatais focalizadas, houve avanços significantes na história da política brasileira que culminou num novo processo democraticamente exemplificado pela Assembleia Constituinte que trouxe consigo a aprovação da Constituição Federal de 1988.
Essa constituição vem para garantir direitos, mas o Estado não dá suporte para que os mesmos sejam efetivados, porque nesse momento há também o processo da “reforma do Estado”, ou melhor, uma “contrarreforma”, pois a reforma se deu apenas no âmbito econômico e político, já que a área social foi totalmente afetada. Esse momento histórico é resultado do adentramento da política neoliberal, processo esse que provou a retração da