FAMILIAS EM CRISE 2015
INTRODUÇÃO GERAL
Estamos vivendo num período de transformações e muitos valores são deixados de lado nas famílias. E por isso, hoje em dia, estamos falando muito de crises nas famílias. Muitos pensam que a instituição familiar já perdeu o seu sentido e vai desaparecer. Diante destas preocupações, devemos nos perguntar: O que está em crise? A família ou um modelo da mesma? E por que as crises?
Quando falamos de crise nas famílias, aos olhos de muitas pessoas a maior crise seria a crise econômica onde tem falta do básico para sobrevivência. Mas, será que crise maior é perda dos valores fundamentais nas famílias? Pessoas estão procurando felicidade curta e fácil e fazem qualquer coisa para curtir a vida. O modelo da família propagada nas mídias sociais também é um exagero. Esse modelo idealizado deixa algumas crianças revoltadas com suas famílias. Assistindo uma família que tem a vida boa, levando seus filhos nas escolas boas, tem roupas que esta em moda, tem casa boa, e etc. deixa algumas crianças que vem das famílias simples revoltadas. Elas não entendem porque aquela família tem tudo e a dela não tem. As consequências dessa situação são violência, drogas, prostituição. Mas o que justifica esta crise e perda dos valores? Antigamente as pessoas viviam nas aldeias e mantinham vínculo familiar. Era muito fácil cultivar os valores familiares e também os pais tinham autoridade sobre os filhos e não deixavam os filhos fazer qualquer coisa que eles quisessem.
Hoje em dia assistimos pela televisão muita violência dentro e fora da família. A situação onde um membro da família matando outro membro da família já virou algo normal. Nesta situação eu me pergunto, será que estamos nos aproximando do fim do mundo? O problema é a perca dos valores fundamentais dentro da família e na sociedade. A sociedade virou a sociedade permissiva onde a pessoa pode fazer qualquer coisa que a pessoa quer para ser feliz. Mas o preço de