Trabalho
(EAS)
The urine doctor
Na Idade Média, surgiu o uroscópio, para realizar um exame visual de urina coletada em frascos em forma de bexiga. No século
XIX, caiu em desuso por causa de charlatães interessados em vender poções milagrosas para doenças que podiam ser vistas pelo uroscópio.
Apesar disso, passado um tempo, voltou a ter credibilidade. Urinoterapia
Urinoterapia
É uma doutrina milenar que consiste o uso da urina humana para fins medicinais e cosméticos
Quem bebe urina, garante que a primeira urina da manhã restabelece os níveis de melatonina, um hormônio que regula o sono. Além disso, é dito que ela é capaz de auxiliar no tratamento do câncer, controlando e revertendo seu avanço. Devido às taxas de cortisona, os adeptos garantem que a urina é cicatrizante, antisséptica e bactericida, principalmente para tratamento de queimaduras. Japoneses e Indianos já são adeptos a Urinoterapia há milênios, sendo usada inclusive como cosmético, funcionando como rejuvenescedor. EAS
Exame de Rotina da Urina, também conhecido como EAS (elementos anormais e sedimentares)
É o exame de urina mais simples, feito através da coleta de 40-50 ml de urina em um pequeno pote de plástico. Normalmente solicitamos que se use a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato. Esta pequena quantidade de urina desprezada serve para eliminar as impurezas que possam estar na uretra (canal urinário que traz a urina da bexiga). Após a eliminação do primeiro jato, enche-se o recipiente com o resto da urina.
Inclui o exame macroscópico e microscópico que consiste na descrição da urina (coloração, densidade, pH, pesquisa de agentes patogênicos e células). São feitas:
- Análise física (cor, aspecto, gravidade específica)
- Análise química (pesquisa de albumina, glicose, bilirrubina, cetona)
-Sedimentoscopia (pesquisa de elementos figurados anormais na urina pela avaliação do seu sedimento,