trabalho
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
Apostila
CIC284 - Inteligência Artificial em Controle e Automação
Álvaro Guarda
Ouro Preto - MG
Março de 2005
Sumário
Inteligência Artificial em Controle e Automação
Álvaro Guarda
2
Inteligência Artificial em Controle e Automação
Álvaro Guarda
3
1.
Introdução
O termo “Inteligência Artificial” (IA) desperta interesse e muitas expectativas, freqüentemente equivocadas. Além do termo que é um tanto ambicioso, existe muito sensacionalismo sobre IA em revistas, jornais e inclusive em livros. Alguns exemplos de afirmações exageradas são:
✁
"O homem vai tentar reproduzir o computador à sua imagem". Artigo "A revolução da IA" (Estado de Minas,
18/11/96).
✁
"O objetivo principal da IA é construir uma pessoa, ou mais humildemente, um animal", Charmiak e McDermott.
"Um computador é inteligente se possui qualquer uma das habilidades mentais que fazem uma pessoa ser considerada inteligente" [Araribóia88].
Assim, como as expectativas não são realistas, os resultados que são obtidos na área freqüentemente são muito mais tímidos do que se esperava. Isto gera uma certa de desconfiança por parte de pesquisadores de outras áreas e acaba até prejudicando o desenvolvimento da IA. Entretanto, a IA já desenvolveu muitas técnicas que são úteis nas mais diversas áreas: otimização, datamining, jogos, tradução automática, processamento de imagens, interface homem-máquina, etc.
1.1. Objetivos do Curso
No curso alguns tópicos são estudados procurando aprofundar os aspectos importantes, permitindo que o aluno possa dar continuidade ao estudo da área e aplicar os conhecimentos adquiridos de forma autônoma. Outros pontos são apresentados sem caráter formativo, mas procurando dar uma visão abrangente da área e de suas aplicações.
Ao final do curso o aluno deverá dominar diversos pontos da IA clássica e conhecer