trabalho
Certas variáveis são importantes nesta etapa, como as descritas a seguir:
- Número de pessoas que participarão do treinamento ;
- Perfil e histórico dessas pessoas (treinandos);
- Tempo disponível para realização do treinamento;
- Custo do treinamento x benefícios esperados;
- Recursos disponíveis.
Chiavenato (2007) apresenta os principais itens de uma programação de treinamento:
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos: Como incrementar talentos na empresa. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007 p.60.
A escolha do conteúdo que será abordado no treinamento, bem como as estratégias adotadas dependem de uma colaboração entre o cliente (liderança da empresa/área e o consultor e/ou analista de treinamento. A realização de um diagnóstico completo da situação bem o estabelecimento de indicadores de melhoria são fundamentais para identificar e selecionar quais conteúdos, habilidades e atitudes deverão ser abordados.
Uma ação efetiva de treinamento deve ser mobilizadora e possibilitar a adoção de idéias inovadoras em práticas cotidianas. Não há nada mais desanimador do que assistir a um treinamento que aborde conteúdos conhecidos de uma forma tradicional ou que utilizem estratégias ultrapassadas. Por isso, após definição dos objetivos do treinamento e da população alvo, o consultor deve realizar uma pesquisa profunda sobre os assuntos a serem abordados. Como condutor da ação, ele deve garantir o domínio do que será apresentado.