Referencia Fotográfica de Moda
• Aline Almeida
Considerado um atualmente um dos principais fotógrafos de moda no mundo, Steven
Meisel é conhecido por suas polemicas, excentricidade e principalmente genialidade.
Atuando no mercado desde a década de 80, é hoje o principal fotografo da revista
Vogue Italiana e Americana. É também o fotografo preferido de marcas como Prada,
Dolce & Gabanna, Valentino, Versace entre outros. Outra característica de Meisel é a de revelar e promover a carreira de grandes nomes da moda tendo entre eles as modelos: Linda Evangelista , Naomi Campbell , Nadège du Bospertus , Christy
Turlington , Kristen McMenamy , Amber Valletta , Snejana Onopka , Iris Strubegger ,
Lara Stone , Coco Rocha , Caroline Trentini , Liya Kebede , Elise Crombez , Karen
Elson , Doutzen Kroes , e Raquel Zimmerman. Ainda na década de 70 inicia os estudos em Ilustração, mas vê na fotografia o futuro. Tem como inspiração os fotógrafos Jerry Schatzberg , Irving Penn , Richard Avedon e Bert Stern e hoje é dono de um estilo único reverenciado pela capacidade de se reinventar a cada trabalho.
Steven é amigo intimo da cantora Madona e em 1992 é o responsável pelo lançamento do livro SEX contendo fotos da cantora. Considerado protegido dos editores-chefes da Vogue Italiana e Americana, Franca Sozzani e Anna Wintour, tem seu trabalho seu trabalho muitas vezes contestado e envolvido em poliêmicas. Na edição de setembro da Vogue Itália de 2006, ele “brinca” com as restrições de segurança geradas após os ataques do 11 de setembro. Com modelos femininas em poses de domínio por parte de modelos masculinos, a campanha despertou a fúria das feministas e causou todo tipo de opinião em publicações do segmento.
Homossexual assumido Steven Meisel nunca permite ser fotografado e é sempre visto usando um chapéu e um lenço para esconder seu rosto, não fornece entrevistas e assim alimenta sua fama de gênio excêntrico.
Vogue Italia – Dezembro de 2007
Vogue Americana –