Fotografia de moda
A FOTOGRADIA DE MODA O FOTÓGRAFO JR DURAN
A FOTOGRAFIA DE MODA
*****Quem fala: Tatiani INTRODUÇÃO Em anos, tem se percebido o quanto é difícil formar uma visão geral dos movimentos e períodos da história da fotografia de moda. Nesta sintética descrição que estamos apresentando, que longe de querer ser definitiva, pode ser um bom ponto de partida para um estudo mais aprofundado e para entender a fotografia de moda. Analisada pelo ponto de vista da linguagem fotográfica, a Fotografia de Moda pode ser dividida em 3 grandes períodos :
FOTOGRAFIA CLÁSSICA – AS ORIGENS DA MODA Cronologicamente vai desde o 1914 (considerada a data de nascimento da FdM) até os 1950s. Socialmente trata-se de um período bastante homogêneo, onde a figura feminina é co-protagonista em uma sociedade burguesa e masculina. Este grande período abrange vários estilos como o pictorialismo do Baron Adolphe de Meyer, a teatralidade de Horst e Cecil Beaton, o construtivismo de George Hoyniguen Huene, o surrealismo de Man Ray e Erwin Blumenfeld, o fotojornalismo e a fotografia instantânea ao ar livre de Martin Munkacsi. Características de referência visual de todo este período são a composição das imagens segundo o padrão clássico da arte figurativa (perspectiva real), e a utilização da postura corporal da modelo para induzir a sensação desejada no espectador. Principais fotógrafos deste período: Baron de Meyer, George Hoyningen Huene, Horst P Horst, Steichen, Cecil Beaton, Man Ray, George Platt Lynes, Martin Munkacsi.
*****Quem Fala: Igor FOTOGRAFIA MODERNA: DE 1950 A 1980 - GLAMOURIZAÇÃO DA MODA A 2ª guerra mundial obrigou as mulheres a entrar ativamente na vida social, o que provocou grande emancipação da figura feminina. Nada nos papéis sociais masculinos e femininos foi mais igual ao período anterior à segunda guerra. Esta enorme mudança social influencia também a figura feminina na representação da fotografia de moda. A mulher não é mais um *elegante cabide*, um