Trabalho
O filme conta a historia do general romano Máximo que no ano de 180 d.C., servindo ao seu imperador Marco Aurélio, prepara seu exército para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Durante o combate, Máximo fica sabendo que Marco Aurélio, está próximo da sua morte e quer lhe passar o comando do Império Romano.
Cômodo filho do Imperador sabendo da intenção do pai mata-o e assume o império, Maximo não aceita a situação é traído pelo seu amigo Quintos e condenado a morte pelo imperador.
Seus executores não conseguem cumprir a pena, Maximo foge, mas não consegue chegar a tempo de salvar a sua família. Ferido é capturado e vendido como escravo, tornando-se um gladiador.
Cômodo coloca em vigor a política do pão e circo, a política do entretenimento do povo enquanto corrompe o senado fazendo a manutenção do poder.
Contrariando a vontade de seu pai que tinha proibido as arenas e os espetáculos de violência onde gladiadores lutavam até a morte, Cômodo decreta que haverá jogos por mais de 300 dias onde a carnificina acontecera para divertimento da plebe e da realeza.
Muitos senadores queriam a volta da republica em substituição ao poder ditatorial do imperador e vêem em Máximo e no seu desejo de vingança a saída para a volta da republica.
Apesar da historia não ser verídica o filme faz uma reconstituição fidedigna de Roma e de seus costumes.
Aspectos jurídicos.
O Império tinha por característica a centralização do poder e das funções administrativas e hierárquicas, a palavra do Imperador tinha o valor, comparado aos dias de hoje, ao de uma constituição. A palavra do Imperador era a lei máxima do Estado.
O Imperador Marco Aurélio tinha o desejo de ver restaurado como modelo de governo a Republica, o governo do povo, com a divisão e distribuição do poder.
Uma das características do Império é o modo de produção escravista. A população de escravos era formada por prisioneiros de guerra, estrangeiros que perdiam a sua liberdade ao ter o seu