Educação fisica
Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes
Disciplina de Educação Física
[pic]
Título: A natação
Data: 10 de Março de 2003
Trabalho elaborado por: Daniela Rocha Labrincha
Índice
Índice………………………………………………………………….………...1
Natação – introdução…………………………………………………………….2
Por que é que é bom nadar?..................................................................................................3
Os estilos…………………………………………………………...……………4
A importância da respiração nos vários estilos………………………………………6
Saltos – saídas para a água em competição…………............................................……..8
Bibliografia……………………………………………………….…………….10
A natação - introdução
Desporto conhecido desde os tempos em que era praticado por soldados gregos e romanos. Como desporto de competição, teve início, no Japão, no ano de 36 a. C., e passou a figurar como actividade escolar a partir de 1603. Ao longo da Idade Média, na Europa, não foi praticado, devido ao receio de contrair doenças. Em Inglaterra a natação surgiu no século XIX. Foi incluída nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1986, como modalidade masculina, e em 1912 como modalidade feminina.
Esta modalidade é das mais populares em todo o mundo, sendo praticada por pessoas de todas as idades, e é geralmente considerada das mais salutares.
Existem vários estilos de natação: bruços, mariposa, costas e crawl; pode-se também nadar em estilo livre. Em competição, as distâncias variam entre os 50 e os 1500 m. Há provas individuais e de estafetas. Existe ainda o tipo de natação conhecido como fundo, no qual são percorridos quilómetros, geralmente no mar. Uma das travessias mais conhecidas é a do Canal da Mancha.
Existem ainda outras provas em piscina que se podem integrar no grupo das modalidades de natação: os saltos para a