Trabalho
A análise de sistemas é uma atividade que engloba a maioria das tarefas que chamamos coletivamente de engenharia de sistemas de computador. Frequentemente o termo é usado no contexto de análise de requisitos de software. Entretanto a análise de sistemas concentra-se em todos elementos do sistema e não apenas no software. A análise de sistemas é realizada com os objetivos de identificar a necessidade do usuário; avaliar a concepção do sistema quanto a sua exiquidade; executar a análise econômica e técnica; atribuir funções ao hardware, ao software às pessoas, aos bancos de dados e aos demais elementos do sistema; estabelecer as restrições de prazo e custos; criar uma definição do sistema que constitua uma base para o trabalho de engenharia subsequente. Tanto a perícia em hardware quanto em software é exigida para que se possa atingir com sucesso os objetivos relacionados.
O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade. O analista de sistemas reúne-se com o cliente e com o usuário final. A identificação da necessidade é o ponto de partida na evolução de um sistema baseado em computador. São objetos de questões típicas que devem ser respondidas: a função e o desempenho desejados, questões de confiabilidade, metas globais do sistema, requisitos de produção, mercados e concorrência, tecnologia disponivel, extensões futuras. Para começar o analista ajuda o cliente a definir as metas do sistema (produto) com questões do tipo: Quais informações devem ser produzidas? Quais informações devem ser fornecidas? Que funções e desempenho são exigidos? O analista certifica-se de distinguir "necessidades" do cliente (características que sejam cruciais para o sucesso do sistema) e "desejos"do cliente (características desejáveis mas não essenciais).
Assim que as metas globais são identificadas o analista passa para uma avaliação das informações complementares: Existe tecnologia para construir o sistema? Quais