Projeto social
Visita ao Albergue
O Projeto de Português tinha como objetivo visar uma ajuda comunitária para a nossa cidade. Para determinada ajuda acontecer nós, Ana Carolina, Amanda, Tamiris, Vinícius e Luísa, estávamos com o objetivo de ajudar uma comunidade que na maioria das vezes é esquecida e que talvez, não seja nem conhecida pela maioria da população de nossa cidade.
Separamos, selecionamos e visitamos duas entidades, e a que mais nos chamou atenção foi o Albergue, um lugar onde os imigrantes, sem condição, que foram roubados, ou até os mendigos de rua de outras cidades passam a noite. Este lugar oferece almoço, jantar, café da manhã, kit de higiene, roupas, sapatos e uma passagem de trem para o destino do imigrante. E o Albergue possui regras que devem ser cumpridas, e é por causa dessas regras que nas maiorias das vezes os moradores de rua preferem ficar passando frio, calor, debaixo de chuva e de sol. Algumas dessas regras são o não porte de drogas e bebidas alcoólicas.
O Albergue conta com a ajuda de assistente social, faxineira, monitor e um coordenador. Essa equipe toda qualificada procura saber de onde o imigrante veio, para onde vai e analisa todos os documentos e razão de estar em nossa cidade. E esta equipe está 24 horas disponível para qualquer ajuda que o morador de rua precisar.O Albergue é uma ajuda criada pela prefeitura com a intenção de minimizar o número de moradores de rua e dar uma assistência para que este possa voltar a sua cidade desejada e ter uma vida digna com seus familiares ou conhecidos.
O nosso objetivo era ajudar na assistência deste local, doando kits de higiene, cada kit continha pasta de dente, escova de dente, pente e sabonete. Os itens indispensáveis para higiene pessoal. Além de termos a proposta de saber como funciona o Albergue, fomos até lá conhecemos as regras, o local, como é feito a inscrição dos imigrantes e entregamos pessoalmente para a equipe o que arrecadamos.
Com a visita