Senhor das moscas
No início gostaram da idéia, já que poderiam agir de acordo com suas próprias vontades, por não haver nenhum adulto para “cuidar” deles, no entanto isso mudaria com o passar do tempo. A necessidade de organização do grupo até mesmo por uma questão de sobrevivência transformaria essa felicidade em preocupação e é justamente isso que trata o livro, o que gera a carência de uma forma de governo em um grupo de pessoas.
O grupo de meninos era formado por Ralph, que muito se preocupa com a organização do grupo, seu amigo Piggy, garoto gordo que sofre com as gracinhas e ameaças dos caçadores, dois irmãos gêmeos Sam e Eric, Simon e Jack Merridew, responsável pelo grupo de caçadores e que posteriormente é tratado como um Imperador pelos outros garotos.
Ralph e Piggy saem à mata em busca de pessoas que habitem a ilha, já que tinham a esperança que a ilha não fosse deserta. Durante a caminhada pela ilha, encontram uma concha que posteriormente seria utilizada para organizar o grupo, “Podemos servir-nos dela para chamar os outros. Ter uma reunião. Virão quando nos ouvirem”. Quanto alguém assoprar-se a concha o grupo reunir-se-ia em um local e quem estivesse com a concha na mão teria o direito a palavra. Fazendo uma análise, a concha seria a representação da democracia, já que ela representa a ordem e a lei.
Reunidos, o grupo elege Ralph como líder o que não agrada Jack, que gostaria de ser o responsável pelo grupo. Jack aparentemente animado com a liberdade encontrada na ilha fica convencido de que esta não é habitada e tenta convencer aos outros disso.
Apesar de não ser o líder, Jack organiza um grupo para sair à caça de alimento já que estava convencido de que a ilha não era habitada por ninguém e teriam que se virarem sozinhos. A primeira caça não trás resultados