trabalho
XXº DOMINGO
TEMA –
A VIDA EM CRISTO – A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA – 2ª PARTE
1ª Parte: Oração Inicial
Estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo;
Invocação do Divino Espírito Santo.
2ª Parte: Leitura Bíblica: Evangelho
3ª Parte: Meditação e Oração
a) A palavra nos diz.
b) O que a leitura bíblica me diz hoje?
c) O que o texto me leva a dizer a Deus? Oremos!
4ª Parte: Ação social! Participação solidária no Natal Branco (Data e hora: 20/12, das 9h às 16h):
a) As crismandos devem apresentar a equipe escolhida para ajudarem no Natal Branco.
5ª Parte: A vida em Cristo – A dignidade da pessoa humana A vocação do homem: A vida no Espírito – A liberdade do homem
““Deus deixou o homem nas mãos de sua própria decisão.”, para que pudesse livremente aderir a seu Criador e chegar, assim, à feliz perfeição.” (cf. CIC1 1730; 1743; Eclo 15,14)
“A liberdade é o poder, baseado na razão e na vontade, de agir ou não agir, de fazer isto ou aquilo, portanto, de praticar atos deliberados... é, no homem, uma força de crescimento e amadurecimento na verdade e na bondade... alcança sua perfeição quando está ordenada para Deus, nossa bem-aventurança.” (cf. CIC 1731)
“Possibilidade de escolher entre o bem e o mal... Quanto mais pratica o bem, mais a pessoa se torna livre... Não há verdadeira liberdade a não ser a serviço do bem e da justiça.” (cf. CIC 1732-4)
“A imputabilidade e a responsabilidade de uma ação podem ficar diminuídas ou suprimidas pela ignorância, inadvertência, violência, medo, hábitos, afeições imoderadas e outros fatores psíquicos ou sociais.” (cf. CIC 1735)
“O direito ao exercício da liberdade é uma exigência inseparável da dignidade da pessoa humana, sobretudo em matéria moral e religiosa.” (cf. CIC 1738)
“A liberdade do homem é finita e falível... Desde suas origens, a história comprova os infortúnios e opressões nascidos do coração do homem por causa do mau uso da