recozimento subcritico
ESFEROIDIZAÇÃO; é um tratamento térmico para o aço, visando dar forma esférica a um dos tipos de grãos que formam o aço, os de uma fase denominada cementita. É um tipo de tratamento indicado para aços de alto teor de Carbono (contém mais cementita).O tratamento reduz significativamente a dureza de aços de alto teor de C (Carbono), aumentando sua usinabilidade.Um dos processos para a esferoidização consiste em submeter o material a diversos ciclos de aquecimento e resfriamento entre temperaturas acima e abaixo do limite inferior da zona crítica (mudança de fase perlita ↔ austenita). Outra forma possível é manter o material por longo tempo a uma temperatura imediatamente inferior à da zona crítica, seguido inicialmente por resfriamento lento por algum tempo e depois por resfriamento rápido.
NORMALIZAÇÃO; A normalização é geralmente usada em aços carbono e de liga leve para normalizar a estrutura após o forjamento, enrolamento a quente ou fundição. A dureza obtida após a normalização depende da análise da dimensão do aço e da velocidade de resfriamento usada (aproximadamente entre 100 e 250 HB).
RECOZIMENTO PLENO; O recozimento pleno consiste no aquecimento do aço a uma temperatura superior à zona crítica (quando este aquecimento é feito a uma temperatura situada dentro da zona crítica, é denominado recozimento intercrítico) seguido por um resfriamento lento (dentro do forno por exemplo).A finalidade deste tratamento é restaurar as propriedades alteradas por um tratamento mecânico ou térmico anterior, ou refinar/homogeneizar estruturas brutas de fusão.
TEMPERA A VÁCUO; O tratamento térmico de têmpera a vácuo nos aços tem como