Trabalho
RELAÇÕES INTRAESPECPIFICAS E INTERESPECÍFICAS
Relação Harmônica Intra-específica – Sociedade
Nas figuras abaixo podemos ver uma colméia de abelhas e um formigueiro. Ambos possuem uma união permanente entre indivíduos da mesma espécie que vivem juntos, há divisão de trabalho e cooperam entre si, e isto é caracterizado como sendo uma sociedade.
O que mais chama atenção nestas duas sociedades é a organização. Na colméia, por exemplo, o trabalho é feito por abelhas operárias, que não se reproduzem. Elas coletam o néctar das flores, alimentam a rainha e a larva com o mel, limpam e defendem a colméia, como dá para perceber na figura 2. Já a rainha possui a função apenas de colocar os ovos que irão originar outras operárias e os zangões apenas fecundam as rainhas. Como podemos notar, as abelhas é um exemplo de sociedade. Entre os mamíferos também há sociedade, e a espécie humana é um exemplo.
Relação Desarmônica Interespecíficas – Parasitismo
Na imagem abaixo podemos observar que a folha possui um “pó branco”, este pó são pulgões. Os pulgões são pequenos insetos parasitas que passam a maior parte do tempo parados, sugando a seiva açucarada que a planta possui e isto é classificado como parasitismo.
Parasitismo nada mais é que uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles, o parasita, vive no corpo do outro, hospedeiro, do qual retira alimentos. Alguns parasitas podem causar morte no hospedeiro, mas de modo geral, traz apenas prejuízos.
Além do pulgão outros exemplos de parasitas são os piolhos, os carrapatos, protozoários causadores da malária, vírus causadores de gripe, AIDS, entre outros.
Relação Harmônica Interespecífica - Inquilinismo
Na figura abaixo podemos ver uma orquídea em um tronco, esta relação é chamada de