Mário de Andrade
O padrão em operação comercial transporta cerca de 20 Mbps. Em termos práticos, isto é o equivalente a 3 programas em alta definição, que ocupam 6 Mbps cada, ou 7 programas em definição padrão, que consomem em média 2,8 Mbps cada.
Transmissão e Recepção, Codificação de Canal e Modulação O subsistema de transmissão e Recepção de um sistema de TV Digital Terrestre é responsável pela comunicação entre as partes de (DA) Difusão de Acesso e (TA) Terminal de Acesso. E é formado por dois módulos: [19].
• Codificação de canal, Modulação e Transmissão, do lado da Difusão e Acesso.
• Recepção, Demodulação e decodificação de canal, do lado do Terminal de Acesso. A função do subsistema de transmissão e recepção em um sistema de televisão digital é receber, na parte da estação transmissora (Difusão e Acesso), o feixe de transporte, disponibilizada pela camada de transporte, processá-lo para sua irradiação no canal de radiofrequência (RF) e promover sua recepção e regeneração no (Termina Acesso) modo a entregá-lo, adequadamente recuperado, à Camada de Transporte. Sendo assim, os processamentos que caracterizam este subsistema devem:
• Maximizar a robustez do feixe de transporte recuperador, frente às degradações introduzidas no canal de transmissão – atenuação, obstrução, multipercursos, ruídos e interferências.
• Minimizar a potencia de transmissão requerida. Manter o espectro de frequência do sinal transmissão confinado ao canal de transmissão. No caso de sistema de televisão digital, o canal de transmissão adotado no Brasil e o mesmo dos sistemas analógicos, e tem uma largura de faixa de 6MHZ, centrado em frequência das faixas de