politica
Este trabalho tem como objetivo tratar de um tema muito abordado nos últimos anos a capacidade de locomoção das pessoas e objetos no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro, a MOBILIDADE URBANA.
OBJETIVO ESPECIFICO
Para a melhor compreensão decidimos falar da Região Metropolitana de Belo Horizonte especificamente da cidade de Ribeirão das Neves.
MOBILIDADE URBANA E RIBEIRÃO DS NEVES
Desde a emancipação da cidade houve um dinamismo no crescimento populacional, advindos da imigração e o baixo custo de vida. Infelizmente, as condições essenciais que determinam a qualidade de vida do morador não acompanharam os fatores básicos previstos no planejamento urbano de um município.
Existe um problema social no meio urbano que é o ambiente de vida da população. Neste fazem parte a história da cidade juntamente com os aspectos físicos: acréscimos gerados pela ação do homem ou da natureza para a formação do espaço.
Hoje Ribeirão das Neves enfrenta uma situação desconfortável por causa do elevado número de veículos privados que circulam pela cidade. Apontamos como causa o aumento do poder aquisitivo do trabalhador brasileiro nos últimos anos.
O usufruir da cidade esta intimamente ligada ao “ir e vir”, ações cotidianas como ir à escola, fazer uso de um espaço de lazer entre outras atividades sociais. Isto depende de boas condições de locomoção na cidade.
Ao se refletir sobre os meios de locomoção possíveis temos o transporte público de qualidade como uma excelente alternativa, outra alternativa seria o estimulo ao uso de veículos de propulsão humana, como a bicicleta já usado em algumas cidades. Concluir trajetos á pé em pequenas distâncias também pode ser uma medida,traz benefícios à saúde e reduz o número de veículos nas vias.
É dever do município, através da Secretaria Municipal de Transportes e de Trânsito, proporcionar qualidade aos seus usuários e dependentes (motoristas,