Trabalho
Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que se unindo aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).
O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho.
O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.
Quanto à irrigação do osso, temos os canais de Volkman (vasos sanguíneos maiores) e os canais de Havers (vasos sanguíneos menores). O tecido ósseo não apresenta vasos linfáticos, apenas o tecido periósteo tem drenagem linfática.
Esqueleto humano? Diferença com o macaco?
* Caveira. Para permitir que o pé, o buraco occipital (occipital ou orifício através do qual passa a medula espinhal crânio de coluna) foi deslocada, enquanto que em macacos do forame está localizado na parte posterior do crânio, em Homo sapiens ( e os seus antepassados directos) do forame tem "movida" quase à base.
* Espinha. A espinha dorsal bastante rectilínea nos macacos, e no Homo sapiens adquiriu curvaturas bípedes ancestrais permitir uma melhor suportar o peso da parte superior do corpo, tais curvaturas têm um efeito "mola". Outro detalhe; vértebras humanas são mais circular do que os dos macacos, o que lhes permite suportar melhor o peso vertical.
* Pélvis. A bacia é devido alargar, o que tem sido fundamental para a evolução de nossa espécie. Os ossos ilíacos da bacia nos Homo sapiens (e predecessores imediatos) "rodado" para a pélvis, o que lhe permite suportar