repteis
Nome científico: Caiman latirostris Habitat O Jacaré-de-papo-amarelo vive impressionantes 50 anos, essa é a média de vida de um espécime desses. Esse animal vive em Florestas Tropicais e tem preferência por áreas baixas como lagoas, rios e lagos. Como todo bom jacaré, é carnívoro e pode ser encontrado principalmente no litoral do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.
Morfologia
O nome Jacaré-de-papo-amarelo vem do momento do acasalamento desses animais, pois eles costumam ficar com a região do papo amarelada. Sua cor é esverdeada, quase pardo, com o ventre amarelado, o focinho largo e achatado e pode medir até 3 metros de comprimento. Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos. Seu período de reprodução é entre janeiro e março, época das grandes enchentes dos rios e põe entre 30 e 60 ovos por ninhada. Pode viver até 50 anos. Nicho Ecoligico Os jacarés são animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais, pois se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos. Hoje, os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do IBAMA. Isso se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios.
Curiosidades
O jacaré de papo amarelo coloca os seus ovos debaixo da terra;
Ele apareceu há 20 milhões de anos na região onde hoje fica o rio Amazonas; A mãe fica com os filhotes na boca para protegê-los dos predadores; Também pode viver na água salgada; Ataca os animais que se aproximam para beber água; É o único réptil que ataca o homem para se alimentar; Quando fica grande e velho, os índios começam a chamá-lo de "uruaru". Hoje é difícil o jacaré ficar velho no Brasil porque os homens o atacam para tirar a pele