ciência, conhecimento e crença verdadeira
449 palavras
2 páginas
-De acordo com os estudos realizados, comente sobre: Como poderemos distinguir o conhecimento da mera crença verdadeira? O conhecimento verdadeiro é adquirido através do questionamento, da analise, reflexão, da busca, do aprofundamento sobre as questões levantadas, o conhecimento surge através de uma intrínseca relação entre sujeito conhecedor e objeto conhecido ou a conhecer (mente e realidade) e através da certeza, da convicção de sua veracidade, buscamos atingir o objetivo proposto, a busca pela verdade, ter conhecimento (ciência) sobre algo advém do questionamento, da pesquisa, da reflexão, do aprofundamento acerca desse algo, já a crença é informação relacionada com uma explicação, um silogismo, a chave de um raciocino, porém se os juízos forem falsos/incorretos então a afirmação não será verdadeira, em uma opinião, uma lógica, a explicação/justificativa apesar de ser plausível pode ou não ser confirmada, determinando sua veracidade ou falsidade/equívoco, geralmente ocasionado pela falta de conhecimento sobre o assunto. Por exemplo: Existe a crença de que os chás curam doenças, algumas dessas crenças são verdadeiras, outras não, nossos antepassados criam que cálculos renais “quebravam-se” com chá de quebra-pedra, a explicação lógica era o conhecimento empírico passado de geração a geração, hoje está comprovado, através de pesquisas a veracidade de tal afirmação, essa então é uma crença verdadeira justificada, ou um conhecimento, já a crença (teoria) da indivisibilidade do átomo, que foi aceita como verdadeira, hoje, através de pesquisas, do conhecimento aprofundado, sabe-se que o átomo é sim divisível.
-O que a frase quer expressar? A Filosofia Necessita de Uma Ciência que Determine a Possibilidade, os Princípios e a Extensão de Todos os Conhecimentos “A Priori”.
A filosofia não é uma ciência, propriamente dita, mas se aproxima e algumas vezes até se confunde com esta, uma vez que esta sempre em busca de respostas, a filosofia é ampla,