Teoria do conhecimento
LICENCIATURA EM PSICOLOGIA
TEXTOS PARA A DISCIPLINA DE EPISTEMOLOGIA GERAL
PARTE I
A EPISTEMOLOGIA COMO TEORIA DO CONHECIMENTO
LEITURA OBRIGATÓRIA
VILA REAL
2012
ÍNDICE
1. O QUE É A EPISTEMOLOGIA? 3
2. PROBLEMAS DA EPISTEMOLOGIA 8
3. MAIS ALGUNS PROBLEMAS SOBRE CONHECIMENTO 15
4. AS CRENÇAS E AS SUAS QUALIDADES 19
5. CONHECIMENTO DIRECTO E CONHECIMENTO INDIRECTO 34
6. FONTES DO CONHECIMENTO 42
7. O CONHECIMENTO COMO CRENÇA VERDADEIRA JUSTIFICADA 45
O QUE É A EPISTEMOLOGIA?
MICHAEL WILLIAMS [1]
O que é a epistemologia? A resposta é: o ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento humano, pelo que também é designada de “teoria do conhecimento”. Só que isto diz-nos quase nada. Por que temos necessidade de uma teoria do conhecimento? E ela é uma teoria acerca de quê, e como é que a defendemos (ou contestamos)? Aliás, o que implica dizer que a epistemologia é um ramo da filosofia? O que há de especial nas investigações filosóficas do conhecimento? Em que diferem da discussão psicológica ou sociológica acerca do “conhecimento” ou da “cognição”?
Muitos filósofos nos dias de hoje negam que as questões filosóficas acerca do conhecimento tenham um carácter especial. Defendem que a epistemologia precisa de ser “naturalizada”: quer dizer, aproximá-la de uma ou mais ciências, talvez da psicologia cognitiva. Outros filósofos defendem que a epistemologia está morta. Estas perspectivas são dificilmente separáveis: a distinção entre a transformação radical e a abolição imediata não é nítida. Contudo, penso que o naturalismo está enganado e que os obituários da epistemologia são prematuros.
Cinco problemas
Para perceber o que há de diferente numa determinada área teórica, a melhor forma de começar é perguntar que problema (ou problemas) aborda. No que diz respeito