Resenha do filme "abril despedaçado"
O filme “Abril Despedaçado” é inspirado no livro ( Abril Despedaçado) do escritor albanês Ismail Kadaré. A adaptação para o cinema foi realizada por Walter Salles (Diretor) , Sergio Machado e Karik Ainouz no ano de 2001.
O filme começa com a narração de uma história, contada por um menino cujo nome era Pacu (personagem interpretado por Ravi Ramos Lacerda), em um pequeno sertão chamado de Riacho das Almas. Nessa cidade havia duas famílias rivais, os Breves e os Ferreiras. Suas vidas eram regidas por uma tradição herdada das suas gerações passadas, em que por posse de terra e honra um membro da família Ferreira mataria um membro família Breves, e assim sucessivamente. A camisa ensanguentada e amarelada representava o momento certo para o próximo assassinato.
No filme a introdução da história dessas famílias começa com a morte do filho mais velho dos Breves, em que Pacu era o filho mais novo. A tradição dizia que assim que o sangue da camisa amarelar seria a hora certa do membro restante vingar a morte do membro morto, e assim foi. Tonho ( personagem interpretado por Rodrigo Sontoro) matou o homem que havia matado seu irmão, com isso sua vida foi dividida em duas partes, a primeira a que ele tinha vivido até então a segunda o tempo que lhe restava para viver.
Com o desenvolver do filme Tonho se apaixona por Clara, (personagem interpretada por Flavia Marco Antônio) uma linda mulher de olhos claros, ela viajava à trabalho junto ao seu padrinho Salustiano ( personagem interpretado por Luiz Carlos Vasconcelos) em um pequeno circo, foi em uma dessas viagens que Tonho e Clara se conheceram e se apaixonaram. Essa paixão não impede que Tonho aceite morrer pela honra da sua família.
Em uma noite chuvosa de lua cheia, Clara procura por Tonho, entregando-se de corpo e alma ao seu tão esperado amor. É nessa mesma noite, que o filho mais velho da família Ferreira vai à procura de Tonho para vingar a morte do seu irmão, morto por Tonho.
Pacu