Resumo do filme vida de maria
O filme mostra uma realidade que ainda existe não só no Nordeste mais em muitos lugares do Brasil.
Retrata a vida de Maria uma criança que aprendeu a escrever seu nome e aparentemente estava muito feliz em escrevê-lo, mas sua mãe não achava que isso era bom para ela, para sua mãe o importante era que Maria ajuda-se nos afazeres de casa, ou seja, que ao crescer tivesse uma vida como a da sua mãe.
Assim Maria foi crescendo naquelas péssimas condições, com um futuro igual o de sua mãe. Maria casou-se e teve vários filhos.
Ao final da história podemos ver que Maria muito envelhecida e cansada, está velando o corpo de sua mãe e faz a mesma coisa com sua filha, que sua mãe fez com ela na janela quando estava escrevendo seu nome, e nesse caderno podemos ver quantas Marias passaram pela mesma situação, é algo que não muda.
Conclusão
O filme conta uma história que acontece o tempo todo, crianças que tem sua infância interrompida para sobreviver, ter que ajudar em casa a cuidar de irmãos ou até mesmo trabalhar. A infância de Maria por mais precária que fosse ela conseguiu escrever seu nome, isso mostra que se ela pudesse ter uma vida diferente de sua mãe, teria uma vida melhor. As crianças se espelham em seus pais e em tudo que esta a sua volta, terá valores as coisas que elas aprenderam com seus pais.
Para que essa realidade possa mudar os políticos devem entender que essas famílias precisam de ajudam que ñ vivem assim porque gostam ou é sua cultura vivem assim por necessidade, pois nossos governantes poucos ligam para essas