Resenha profissão contabil
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar aos seus leitores uma breve história da Contabilidade, demonstrando em que época ela surgiu, como se desenvolveu, que fatos foram primordiais para seu desenvolvimento e também quais personagens fizeram parte de seu crescimento através dos anos.
Além da história da contabilidade, o trabalho tem um grande foco na área de atuação do contabilista atual, demonstrando qual é seu objeto de trabalho, quais são seus principais desafios no dia-a-dia, como ele deve agir diante de seus clientes e do Estado, afim de promover a conciliação das informações contábeis com o bem-estar social.
A Contabilidade, analisada por alguém que não a conhece e não atua nesta área, muitas vezes é vista como algo muito simples e também muito chato, que qualquer um poderia fazer sem se desgastar. Porém, se este mesmo indivíduo começar a atuar na área contábil e se aprofundar em seus princípios e teorias, sua visão muda completamente e ele passa a amar a profissão e viver para a contabilidade.
A profissão contábil existe desde os primórdios da humanidade, e foi se desenvolvendo ao passar do tempo. Há muitos anos antes de cristo, o homem já fazia contabilidade quando fabricava seus artefatos para caçar e para pescar. Alguns séculos depois, em uma época onde o comércio era baseado nas trocas, os homens usavam a contabilidade para demonstrar a quantidade e o valor das mercadorias que possuía para fazer trocas com outros indivíduos por mercadorias diferentes.
Enquanto engatinhava, a contabilidade foi marcada também pela criação do papiro no Egito. Através dele, os egípcios conseguiam marcar a quantidade de alimentos que era produzido na agricultura local. Ai surgiu os primeiros livros contábeis.
Posteriormente, com o surgimento das embarcações, o comércio passou a ser feito também através do oceano. Porém, era muito