Trabalho Torquatto W
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Resenha Critica resolução 803/96 CFC
Goiânia 2014
INTRODUÇÃO
A ética é fundamental na vida de qualquer ser humano. E toda profissão possui um código de ética que deve ser respeitado pelos profissionais da área. O profissional contabilista desempenha um papel muito importante na sociedade, pois ela confia nele para dispor de informações indispensáveis para a compreensão dos atos e fatos relacionados ao patrimônio. Foi constatado que o profissional de contabilidade precisa exercer uma conduta ética, sem perder sua autonomia para trabalhar, já que sua profissão tem como base a prestação de serviços à sociedade, de natureza econômica e financeira sobre o patrimônio das empresas. Assim este profissional deve ter uma postura ética inquestionável, seguindo sempre o código de ética do contador para exercício legal de sua profissão.
O Código de Ética Profissional do Contabilista - CEPC, estabelecido pela Resolução CFC nº 803/96, tem por objetivo fixar forma pela qual se devem conduzir os contabilistas no exercício profissional, no seu conteúdo existem várias regulamentações e limitações para o exercício da profissão. Portanto, esta resenha justifica-se, tendo em vista a importância da orientação do contabilista quanto ao cumprimento do código de ética, a fim de estimular a execução da lei e, sobretudo esclarecendo ao profissional o quanto lhe pode ser útil manter a postura ética e usar os princípios da integridade e honestidade, garantindo transparência nos procedimentos contábeis.
Atualmente, os novos padrões relacionados com a postura profissional têm reformulado os conceitos, a velocidade com que as decisões devem ser processadas mudou a atmosfera administrativa dos dias atuais, a contabilidade vem acompanhando essa evolução e necessita de uma conscientização mais atuante por meio dos profissionais.
RESENHA CRITICA RESOLUÇÃO CFC