comunicao
INTERLOCUÇÃO ENTRE AS DIFERENTES GERAÇÕES DE
COLABORADORES DENTRO DAS EMPRESAS
1
Gisele Cristina Silva
RESUMO
Este artigo aborda o fenômeno da comunicação, no ambiente interno organizacional, onde há, muitas vezes, falta de uma linguagem comum ás diversas gerações de funcionários (Baby Boomer, X, Y a sub-gerações W e Z).
Entre estes grupos existem algumas variáveis lingüísticas, que possibilitam diversas aberturas de sentidos, que muitas vezes não são do conhecimento de todos. Portanto, coloca-se como problema de investigação analisar como é possível desenvolver a comunicação assertiva, que é mediada por linguagem voltada para a clareza, coerência e objetividade visando à plena compreensão entre os falantes, do ambiente empresarial. Objetiva-se com o presente estudo a criação de um protocolo ético de comunicação, que facilite o bom relacionamento entre os colaboradores. Tal proposta se justifica pela importância da melhor comunicação, dentro das corporações, que resulta na melhoria do desempenho dos colaboradores. Como resultado do estudo é possível inferir que além de adequação lingüística são necessárias ações éticas, pois atitudes confirmam palavras.
Palavras Chaves: Comunicação Assertiva. Gerações Baby Boomer, X,Y,W, Z.
INTRODUÇÃO
Hoje, existe uma barreira no entendimento entre os interlocutores, estabelecida pela falta de clareza nos discursos, dentro das organizações.
Observa-se que há uma evidente necessidade de uma linguagem comum e clara para todos os colaboradores.
Desta forma, coloca-se como problema de investigação analisar como é possível desenvolver a comunicação assertiva, entre as gerações “baby boomer”, “X” e “Y”, dentro das empresas. Esse tipo de comunicação é mediada por linguagem voltada para a coerência e objetividade visando à plena
compreensão entre os falantes.
Tem-se como objetivo de pesquisa estudar o fenômeno da comunicação e sugerir, um protocolo ético com princípios que