Resumo do Filme Vida Maria
O cenário do filme é voltado para os lugares pobres do nordeste brasileiro, a vida sofrida das pessoas nesses locais. Devido às dificuldades encontradas, crianças como têm sua infância interrompida, muitas vezes para ajudar a família a sobreviver, infância essa resumida a poucos recursos e a más condições de vida. Enquanto trabalham elas crescem, casam e tem filhos e depois envelhece e o ciclo continua a se reproduzir nas outras Marias suas filhas, netas e bisnetas.
A cerca da mensagem principal do filme, percebemos que a personagem Maria mostra sua alegria em ter aprendido escrever seu nome, mas é impedida a prosseguir nos estudos, quando é interrompida por sua mãe que diz que “é uma perca de tempo ficar desenhando seu nome”. A mãe da menina não tem culpa por isso, pois isso ela já aprendeu com seus pais, que aprenderam com seus avós, e certamente este ciclo continua sem perspectiva de mudança.
O objetivo do filme é mostrar que essa realidade existe e que a vivenciamos no dia a dia e que devemos tentar procurar construir um futuro melhor buscando qualidade de vida e não se acomodar, mais sim refletir sobre as condições de vida que estamos construindo e que devemos provocar e forçar uma mudança de atitude denunciando a ausência de escolarização e as condições precárias de vida de várias gerações nesse nosso Brasil, principalmente no nordeste.
Na medida em que o espaço tem suas mudanças, o homem também deve ter sua adaptação no meio. Não é de hoje que temos que mudar comportamentos. A humanidade tem sofrido mudanças ao longo das mudanças no meio social. Isso é o que falta ainda em muitos