Trabalho
Camila W. Moura
Dyones Cleve Pereira
Luziene da Cruz almeida silva
Marcos Antunes Carvalho
Quiele Silva Machado
RESUMO
O presente projeto busca avaliar a existência de estratégias que as profissionais do sexo do Município de Rolim de Moura utilizam na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além de estudos gráficos baseados em entrevistas e questionários para quantificar o numero de profissionais existentes e posteriormente qualificaremos com bases epidemiológicas para prevenções básicas e futuras analises.
1 - INTRODUÇÃO
Mesmo com o desenvolvimento de novos métodos de diagnósticos e de tratamento contra as DST, suas complicações representam uma das dez principais causas de procura a serviços de saúde em países em desenvolvimento, respondendo por aproximadamente 17% das perdas econômicas relacionadas à pobreza e a exclusão social, sendo que, no Brasil, as estimativas da OMS é que a epidemia atinge aproximadamente 10 a 12 milhões de indivíduos/ano (MAYUD, 2004).
Desta forma as profissionais do sexo são apontadas com um grupo vulnerável para aquisição destas infecções e com base nas informações que serão coletadas mediante as entrevistas com o uso de questionários pré-definidos (vide anexo), poderemos utilizados os resultados como base para estudos epidemiológicos.
2 - REFERÊNCIA
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação Nacional de DST e Aids. Profissionais do sexo: documento referencial para ações de prevenção das DST e da aids/ Secretaria de Políticas de Saúde, Coordenação Nacional de DST e Aids- Brasília, 2002.
BRASIL, Ministério da Saúde; Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Série Estudos Pesquisas e Avaliação. Avaliação da efetividade das ações de prevenção dirigidas às profissionais do sexo, em três regiões brasileiras.