Sustentabilidade e Meio Ambiente
As propostas de governo do PSB no que diz respeito a Sustentabilidade e o Meio Ambiente apresentam cinco pontos principais, onde cada um indica o que deverá ser feito em relação ao meio ambiente, os pontos são os seguintes: Planejamento para a Sustentabilidade, Incentivo as atividades sustentáveis, Estimulo a geração de empregos verdes, Preservação da biodiversidade e Recursos hídricos.
O primeiro ponto que se refere ao “Planejamento para sustentabilidade” fala dos planos para a adoção do modelo de desenvolvimento sustentável do país, através de políticas públicas adequadas a esse objetivo.
E tais políticas públicas devem atingir as seguintes diretrizes, produzir um relatório de qualidade ambiental do país, para monitorar e reorientar nosso desenvolvimento. Atingir as metas de redução de carbono. Desenvolver pesquisas, análises e estudos sobre sustentabilidade, para orientar as ações estratégicas do governo federal. E incentivar as empresas privadas e estatais a produzirem relatórios de responsabilidade socioambiental e desenvolverem estratégias de gestão ambiental.
O segundo ponto chamado de “Incentivo as atividades sustentáveis” aborda o estimulo, a fomentação e a indução a economia de baixo carbono.
E para alcançar isso deve-se propor incentivos econômicos (tributários, fiscais e creditícios) para atividades econômicas sustentáveis e serviços socioambientais estratégicos. E estabelecer critérios de sustentabilidade para a avaliação dos financiamentos pelas instituições financeiras e compras públicas.
O incentivo a incorporação da análise do ciclo de vida dos produtos à tomada de decisão empresarial.
A criação de um programa público de compensação financeira a comunidades tradicionais e agricultores familiares por serviços de preservação de recursos naturais e conservação da biodiversidade.
E estruturar um programa de educação ambiental, que amplie a consciência da sociedade sobre as múltiplas questões que envolvem