Trabalho
GÈNESIS = O princípio, o viveiro das gerações, nele se encontra todos os começos das doutrinas referentes a Deus, o homem, o pecado e a salvação.
ÊXODO = "Saída" refere-se à poderosa libertação de Israel, da escravidão do Egipto, saindo como povo de Deus, povo salvo, amparado e tendo acesso a Deus.
LEVÍTICO = Contém as leis que Deus deu a Moisés. Exige Santidade do adorador a Deus e ensina manter comunhão com Deus, através do sangue expiador.
NÚMEROS = Registra o censo de Israel, antes e depois da entrada em Canaã. O livro trata da fé que Deus requer de seu povo, dos castigos e juízos contra a rebelião.
DEUTERONÓMIO = Segunda Lei, resumo da história do povo de Israel, exortações e admoestações, a transmissão de cargo de Moisés para Josué.
LIVROS HISTÓRICOS
JOSUÉ = 1405 A. C. Filho de Num, um dos espias fiéis, sucessor de Moisés mandou o sol deter-se, morreu com 110 anos, Sexto Livro narra a consumação, redenção, conquista e possessão do povo de Deus.
JUÍZES = Conta a história do povo de Deus durante trezentos anos, habitando na terra da possessão, segundo a tradição e da autoria de Samuel.
SAMUEL = Profeta, último dos Juízes. Julgava em Betel, Gilgal e Mispa. Ocupa-se de três importantes transições, Eli para Samuel, Samuel para Saul e de Saul para David 1010 A.C.
RUTE = 1375 - 1050 A.C. Moabita, entra na genealogia do Messias, Rute tipifica a igreja como a noiva gentia de Cristo.
REIS = 560 - 550 A.C., a história de Salomão, dos Reis de Israel e dos Reis de Judá, englobam mais de quatrocentos anos da morte de David até a destruição do reino de Judá.
CRÔNICAS = 450 - 420 A.C., Livro Eclesiástico e Sacerdotal foi escrito por Esdras para os judeus que retornaram do exílio para a Palestina.
ESDRAS = Sacerdote e escriba, revisou e editou as escrituras depois que voltou do cativeiro, durante os reinados de Ciro, Smerdes, Dario, Histaspis, Xerxer e