conflito organizaional
Um ambiente organizacional é composto por todos elementos existentes fora dos limites da organização e que tenham potencial para afetar a organização como um todo ou parte dela. Um destes elementos é o conflito. O envolvimento de mais de duas partes numa negociação, tende-se, com freqüência, a considerar os interesses de dois lados no resultado da negociação, interesse diretos e os indiretos, a busca, das partes envolvidas na negociação, por uma solução mais adequada para o conflito, a negociação entre as partes com foco numa solução integrativa e não distributiva, a distorção da realidade da negociação, a opção dos negociadores por chamar uma terceira pessoa, imparcial, não envolvida no processo.
Quando as partes , fixam suas posições, privilegiando-as em detrimento de suas reais necessidades e interesses, a percepção que passam a ter da realidade, da própria negociação , e da outra parte fica distorcida, a eficácia da comunicação diminui, passando a ser usada como arma para atacar a outra parte, e não como forma de se chegar ao acordo. As partes também podem, então optar por chamar de uma terceira pessoa, imparcial, não envolvida não processo. Podem fazer isso por não ter outra opção por querer diminuir custo, para chegar a um acordo de forma mais rápida e eficaz, ou ate mesmo para não comprometer negociações futuras.
Existem quatro formas diferentes de envolvimento da terceira parte na solução do conflito. Negociação, conciliação, mediação e arbitragem consideradas como métodos alternativos de solução de conflitos, algumas características comuns aos métodos alternativos de solução de conflitos são: ruptura com o formalismo processual, resultando em celeridade e custos mais baixos, maior liberdade para a decisão, visando à justiça, não ao sentido estrito da legislação a tendência mundial em ampliar a esfera de atuação dos métodos alternativos de solução de conflitos.
Diferentes visões sobre mediação e arbitragem:
A mediação